segunda-feira, 7 de maio de 2012

Amor Platônico


Se tem um sentimento que mexe com o ser humano, independente da sua classe social, raça ou credo, é o amor. O amor pode fazer desde uma menininha até um rapagão com 1,80 de altura chorar. É forte, intenso, e na maioria das vezes chega de surpresa e sem hora pra acabar. O amor pode te levar do mais alto grau de felicidade diretamente para fossa em segundos.
Esse sentimento travesso possui diversas formas: amor correspondido, amor não correspondido, amor antigo, amor impossível, e eu diria que uma das suas formas mais belas é o amor platônico.
Amores platônicos são talvez os amores mais verdadeiros que existem por serem ingênuos, sem ciumes exagerados, egoísmo, rancor e nem todos os outros sentimentos que costumam “vir junto” com o amor assim que se apaixona. Ele é o lado bom do sentimento, o lado sem brigas, sem discordâncias, sem irritações.
Simplesmente existe e não faz mal a ninguém.

É algo tão diferente que o sentimento de posse não existe, logo, nem o medo da perda, pois você não pode perder o que não tem. Não tem e não sente necessidade de ter. Passar ao lado da pessoa amada e sentir o corpo arrepiar, sentir-se apaixonado, ter borboletas no estômago, ouvir a uma música e lembrar dela são sensações suficientes para que tudo o que só você sabe que sente comece a fazer sentido e façam então o seu coração se sentir aquecido. 
Amar alguém platonicamente é idealizar essa pessoa da forma mais perfeita que existe. Você nao enxerga, porque não acha necessário enxergar, se ela acorda com mau halito pela manhã ou se tem um temperamento dificil. Não. Procurar e encontrar defeitos não é o objetivo do romântico platônico. Simplesmente amar, admirar e imaginar. Amar os cabelos, o cheiro, o andar, o jeito de sorrir, a voz.. A amada ou o amado é admirado do mais simples ao mais complexo gesto que tenha.
Amar platonicamente é apenas desejar que o motivo desse sentimento existir seja feliz e aprender a gostar e acima de tudo respeitar essa pessoa mesmo sem tê-la para si. É a mais bonita forma de amar, pois se ama sem querer absolutamente nada em troca
Pessoas que amam platonicamente são dignas de admiração, afinal, possuir um sentimento limpo e puro dentro de si é para poucos e só mesmo alguém de muito bom coração para conseguir mantê-lo ali, existindo, sem exigir ou mesmo pensar em receber amor também. É alguém que ama sozinho, mas ama. Sem reclamar por isso, nem se entristecer. 




2 comentários:

  1. quem nunca teve :DDDD

    ResponderExcluir
  2. booooa :D
    todo mundo ja teve um amor platônico e é exatamente como descreveste! Acertou de novo, amiga :)

    ResponderExcluir